Livros são verdadeiros tesouros para algumas pessoas, e eu sou uma delas. Gosto de livros que acrescentem algum conhecimento e esse aqui com certeza faz isso de forma muito clara.
Dana Thomas, a escritora, trabalhou muito tempo como correspondente de moda em Paris, e nesse período pôde observar como funcionava o mercado de luxo em várias culturas.
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Dana Thomas |
Ela conta, por exemplo, o motivo de grifes criarem peças secundárias de menor valor para atender às massas, não é por questão de inclusão e sim para atrair um novo mercado que se puder se meterá até em dívidas para realizar um sonho.
Em algumas grifes o luxo está dividido na piramide de Maslow:
No topo itens que só os muito ricos podem comprar porque são realmente de qualidade.
No centro produtos feitos em série, que quase todos podem comprar.
Na base fica a linha de produtos que se diferenciam bastante do carro-chefe e que foram feitos para quem gostaria de ter qualquer coisa da marca mas que não pode pagar. Ex. Uma marca famosa por produzir sapatos de couro começar a vender meias finas.
Na base fica a linha de produtos que se diferenciam bastante do carro-chefe e que foram feitos para quem gostaria de ter qualquer coisa da marca mas que não pode pagar. Ex. Uma marca famosa por produzir sapatos de couro começar a vender meias finas.
Sendo assim o topo é responsável pela imagem da empresa, e o resto pelo lucro.
Uma das curiosidades de livro é a trajetória da Louis Vuitton, que nasceu quando uma mala foi personalizada para se diferenciar das outras (todas pretas ou marrons na época) e o criador começou a receber encomendas que não pararam mais.
Esse livro te obriga a pensar sobre o real custo de tudo que absorvemos inconscientemente pela mídia durante todos esse anos. Peçam emprestado, comprem, baixe na internet mas leiam que vale a pena!
Recomento muito!
1 comentários:
Me empresta??? rs.
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